Celebração dia de São Sisenando, Padroeiro da Cidade de Beja

No passado dia 24 de outubro, a cidade de Beja celebrou solenemente o seu padroeiro, São Sisenando, diácono e mártir, cuja memória a Igreja honra pela sua fidelidade inabalável à fé cristã.

A celebração teve lugar na Igreja Catedral de Beja, onde se cantou a Hora de Vésperas e celebrou a Santa Missa, presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. Fernando Maio de Paiva, Bispo de Beja. Durante a celebração, a relíquia do mártir São Sesinando foi colocada à veneração dos fiéis e do clero presente. Num momento de particular significado espiritual, o Sr. Bispo consagrou a cidade de Beja ao seu padroeiro, pedindo a sua intercessão pela comunidades paroquiais e por todos os que nela vivem e trabalham.

Ao longo dos anos, a devoção a São Sisenando tem vindo a esmorecer, fruto do desconhecimento da sua vida e testemunho de fé. Muitas vezes, o santo mártir é recordado apenas por ocasião da sua festa litúrgica, o que tem contribuído para uma certa indiferença das comunidades paroquiais da cidade, face à sua memória.

Importa, por isso, redescobrir e valorizar a figura deste ilustre pacense, que deu a vida por Cristo e cuja história faz parte da identidade espiritual e cultural da cidade de Beja. O exemplo de São Sisenando permanece atual e convida todos os fiéis a viver com coragem e fidelidade o Evangelho no mundo de hoje.

Texto: Pe. Hugo Gonçalves
Fotografias: Manuela Salvador